O ensino das ciências fica muito mais interessante se for desafiador e acompanhado pelo prazer da descoberta. Trabalhando experimentalmente oportunizamos aos alunos a construção do conhecimento de forma natural e permanente. Observação, elaboração de hipóteses, experimentação, análise e resoluções de problemas são vivenciadas de forma direta por eles.
É comum a aquisição de uma grande quantidade de equipamentos para montar laboratórios de ciências, atendendo cada um a uma necessidade ou disciplina específica. Com o ATTO podemos construir vários desses equipamentos e até mesmo permitir que outros sejam criados pelos próprios professores e seus alunos.
O ATTO também é um excelente recurso para ser usado em Mostras Científicas, Feiras de Ciências e Eventos Públicos realizados em praças e shoppings.
Fácil de usar, o Atto facilita novas criações – a sua imaginação é o limite!
RETROESCAVADEIRA
Com o Atto, seringas e mangueiras, o princípio da pressão hidráulica pode ser aplicado para acionar os movimentos dos braços de uma retroescavadeira projetada e construída pelos próprios alunos.
ROLDANAS
Sistemas com relações de forças na forma de máquinas simples podem ser utilizados para reduzir o esforço realizado na elevação, abaixamento e movimentação de materiais.
EQUILÍBRIO
Situações reais associadas ao ser humano como equilíbrio, postura e questões ergonômicas podem ser interpretadas num caminho de mão-dupla entre a realidade e as modelagens construídas.
FORÇA CENTRÍFUGA
Diferentes equipamentos podem ser criados para o estudo de um mesmo tema. Esse é apenas um dos vários modelos para o estudo da força centrípeta.
MECANISMOS
A grande multiplicidade funcional e relacional oferecida pelas diferentes peças Atto possibilita a montagem e o estudo de diversos mecanismos, capazes de realizar e ou simular diversas tarefas.
PLANO INCLINADO
Com o Atto é fácil relacionar temas com fatos e tecnologias históricas. Na imagem um modelo Atto de Parafuso de Arquimedes preparado para ascender líquidos. Outras configurações podem movimentar sólidos ou servir para estudar o plano inclinado.
LANÇAMENTOS – TREBUCHET
O estudo de lançamentos envolvendo diversos conceitos científicos fica mais interessante se feito na forma de um campeonato entre equipes que usam, por exemplo, a construção e o aperfeiçoamento de catapultas, como a “trebuchet” da imagem, para realizar lançamentos à distância.