O recurso educacional ATTO possibilita exercitar a Matemática como linguagem e ferramenta aplicada ao domínio do próprio estudante. Aprender de forma prazerosa, com base em situações-problemas e tendo o estudante como protagonista da ação, representa uma importante mudança de foco no ensino da Matemática.
É evoluir do real para o abstrato com naturalidade e não como obrigação.
Como o ATTO faz isso?
Veja alguns exemplos desse recurso como instrumento de estudo da Matemática:
BALANÇAS
Inúmeras balanças com diferentes formas e funções podem ser construídas e testadas possibilitando o estudo das propriedades da igualdade, raízes de uma equação do 1º grau, equações equivalentes, equações de 1º grau com uma e duas incógnitas e sistema de equações de 1º grau com duas e três incógnitas.
TEOREMA DE PITÁGORAS
A beleza da história que envolve o teorema de Pitágoras pode ser vivenciada e experimentada desde o antigo Egito até a elaboração do teorema na Grécia antiga. Os aspectos matemáticos intuitivos envolvidos no respectivo conceito podem ser vivenciados realizando-se análise a partir da construção de um triângulo retângulo.
ÁBACOS
Construa ábacos de diferentes formas e tamanhos. A utilização desses ábacos melhora a capacidade de concentração do aluno além de facilitar o entendimento do sistema de numeração decimal, incluindo o valor posicional dos algarismos e o exercício de técnicas operatórias para adição e subtração com trocas e reservas, multiplicação e divisão.
POLÍGONOS
Construa linhas poligonais abertas ou fechadas. Linhas poligonais fechadas com uma ou várias regiões internas. Explore o conceito de polígono, seus elementos: vértices, ângulos, lados e diagonais. Classifique-os em convexos ou côncavos, regulares ou irregulares.
O estudante também pode ainda realizar montagens que comprovam aplicações tecnológicas de figuras geométricas.
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SEMELHANÇA DE TRIÂNGULOS
O ATTO estimula o uso de materiais alternativos em suas criações.
Nesse exemplo, alunos podem usar canudos de refrigerante e/ou canetas laser para estabelecer relações entre triângulos. Pode inclusive determinar a altura de outros objetos a partir da semelhança de triângulos.
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DEDUÇÃO DE FÓRMULAS MATEMÁTICAS
Deduzir equações e fórmulas a partir de objetos ou da construção de modelos concretos confere significado ao conhecimento e desenvolve a imaginação espacial. Veja algumas razões e equações que podem ser obtidas:
- Áreas do triângulo, retângulo e trapézio
- Número de diagonais dos polígonos
PRODUTOS NOTÁVEIS
Decorar não é a melhor opção. Construir, manusear e visualizar representações geométricas facilita a visualização das expressões algébricas a elas relacionadas. Amplia-se assim o nível de compreensão geral do assunto, como ocorre no caso do produto notável representado acima.